
A liberdade é a capacidade racional de afirmar as suas proprias vontades e intencoes, onde os outros animais só respondem por impulso.
É a capacidade de se retirar das generalizacoes sociais, sem parecer que com isso voce seja individualista ou incoerente com a natureza coletiva do homem.
É a capacidade de ter somente a nosa própria razao como tribunal após agir ou responder por algum ato.
É a capacidade de tornar nossas acoes criativas e por isso, ao contrário dos outros animais, nos dar a liberdade de ser desumano. O homem pode transgredir as suas próprias regras... chegando ao ponto de se descaracterizar aos olhos dos outros como ser Humano.
Aprendi que um ideal nunca se tornora real, pois a partir do momento que voce tenta fazer de um ideal uma coisa real.. akilo ja vai ser materializado.. vai sofrer uma transformacao para que isso aconteca (o seu ideal ja nao vai ser exatamente como voce imaginava).. ou seja.. a partir do momento em que foi materializado ele ja deixou de ser ideal e virou real.
A liberdade é enfim apenas um ideal.. um conceito inatingivel na sua definicao e convem que assim seja: porque no dia em que o homem deixar de possuir toda essa euforia para procurar a liberdade, morre.
Que conceito não é ideal? Que palavra é capaz de ser fiel a alguma realidade?
ResponderExcluirbeijos, Felipe